Em 2021, completei 1000 dias de mandato. Depois de uma vida inteira como empreendedor, dediquei meus últimos três anos à política. Esse simbolismo somado ao período de fim de ano me fez refletir sobre o trabalho que tenho feito enquanto deputado estadual.
Para mim, o último ano foi marcado por vitórias muito importantes, com foco principalmente no pequeno empreendedor, que é quem tem gerado 70% dos postos de trabalho no Brasil. E saber que estou ajudando quem quer trabalhar e gerar emprego é motivo de muito orgulho.
Depois de conhecer a história da Tônia, dona de uma barraca na estrada de Campos do Jordão, em março, conseguimos a promulgação da lei 17.342, que regulamenta o comércio de beira de estrada. O Estado de São Paulo tem mais de 5 mil barraqueiros, que geram em torno de 20 mil empregos diretos e estavam sendo atrapalhados por uma lei dos anos 70. Agora, esses comerciantes podem vender qualquer produto, com exceção de bebidas alcoólicas, e conseguem trabalhar tranquilos e de maneira legalizada.
Outra importante conquista foi a aprovação do Projeto de Lei 607/2021, que moderniza e reduz a burocracia para a formalização, produção e comercialização de produtos artesanais comestíveis de origem animal, como queijos, mel e linguiças. Depois de visitar vários pequenos produtores, descobrimos que alguns deles levaram entre quatro e cinco anos para se regularizarem devido ao excesso de burocracia.
Imagina quanta gente não desistiu no meio do caminho, quantos empregos deixaram de ser gerados, quantos sonhos foram enterrados nessa jornada. Com a aprovação da nova regulamentação, agora, o Estado de São Paulo tem a lei mais moderna do país para produção de produtos artesanais comestíveis de origem animal. A formalização ajuda os empreendedores a terem acesso a crédito, permitindo que eles façam investimentos, gerem empregos e vejam seus negócios se expandindo e gerando cada vez mais oportunidades.
E, se no empreendedorismo a burocracia mata sonhos, na saúde, a burocracia mata gente.
Por isso, um dos pontos altos no meu mandato no último ano foi o lançamento da Primeira Frente em Defesa da Cannabis Medicinal do País, coordenada por mim e que conta com o apoio de outros 21 parlamentares de 12 partidos diferentes.
Imagine se o seu filho ou a sua filha sofresse de convulsões gravíssimas e a última alternativa de tratamento fosse à base de cannabis medicinal. Essa é a realidade de muitas famílias e, como pai, esse tema me tocou. Por isso, lançamos a frente para ampliar o debate sobre uso da cannabis destinado a tratamentos de saúde.
Por fim, uma das minhas grandes realizações de 2021 foi ver os números crescentes dos programas relacionados a Jornada Empreendedora que desenhei. Fechamos 2021 com 22 cidades do Vale participando do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), programa voltado para o ensino fundamental; levamos o projeto Crescendo e Empreendendo para alunos de ensino médio de 78 escolas estaduais em 32 cidades; e atingimos mais de 12 mil alunos cadastrados no Novo Futuro Tech, plataforma de ensino profissionalizante focada em cursos na área de tecnologia.