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Por que ensinar robótica nas escolas estaduais?  

Por que ensinar robótica nas escolas estaduais?  

Uma das minhas bandeiras junto às escolas estaduais do Vale do Paraíba, que visito regularmente, é a oferta do ensino de robótica aos alunos. Sei que pode soar algo muito distante da realidade do dia a dia, mas ao contrário do que parece, o ensino de robótica é algo mais simples e muito agregador não só para os alunos como para toda a comunidade escolar. Neste artigo conto porque precisamos incentivar o ensino de robótica. 

O que é robótica?  

Resumidamente, é um campo de estudo que integra ciência, engenharia, tecnologia com o propósito de produzir máquinas (os robôs) para automatizar processos. Isso significa que os robôs podem ir desde aquele aspirador que ajuda na limpeza da casa até às máquinas complexas industriais que garantem precisão e redução de custos em fábricas. Como aprender sobre robótica isso pode melhorar a vida de crianças e adolescentes? 

As aulas de robótica levam os estudantes a desenvolver os conhecimentos de física, informática, matemática e linguagem com mais profundidade, já que precisam utilizar os conceitos para resolver problemas e construir projetos que funcionem na prática. Mas não só, a dinâmica do ensino de robótica favorece o desenvolvimento de habilidades importantíssimas:  

Cooperação e trabalho em equipe 

Geralmente, as atividades desenvolvidas nas aulas de robótica são realizadas em grupo. Com isso, os alunos são estimulados a desenvolverem senso de equipe. Para chegar às soluções necessárias para fazerem os projetos saírem do papel, os jovens precisarão aprender, na prática, o valor da colaboração e do respeito às ideias dos outros. Além disso, as competições entre times geram um ambiente descontraído e saudável para desenvolver relacionamentos. 

Estímulo ao raciocínio lógico 

Desde a concepção da ideia do robô, passando pela montagem das peças e engenharia mecânica, até a programação do robô, os alunos encaram os problemas e precisam buscar por soluções factíveis, em conjunto. Assim, o dia a dia das aulas passa por desenvolver a competência importantíssima de pensamento crítico, junto do raciocínio lógico. Enquanto manipulam as ferramentas necessárias para a parte mecânica, os alunos aprimoram habilidades psicomotoras, o que contribui para o desenvolvimento escolar no geral. 

Capacidade de organização e aprimoramento de escrita 

Não se constrói um robô sem projeto. Nas aulas de robótica as crianças e adolescentes precisam conceber um planejamento antes de colocar a mão na massa. Para que a ideia saia do papel é preciso organização, criatividade e concentração. Entender como uma ideia pode se tornar um objetivo concreto e realizar todos os processos necessários para isso contribui de forma importante para os jovens que em alguns anos precisarão fazer movimentos parecidos no dia a dia do trabalho. Além disso, as competições e torneios da área exigem que os alunos elaborem pesquisas científicas, incentivando que a escrita acadêmica seja uma prática constante. Em vez de esperar a faculdade para aprender a escrever de maneira científica, logo cedo o aluno pratica essa habilidade. 

Sendo uma área interdisciplinar, a robótica proporciona aos alunos uma aplicação prática profunda daquilo que ele aprende nas aulas teóricas, muitas vezes aumentando o interesse pelas disciplinas. Para além do desenvolvimento escolar, fica claro que a robótica contribui para o desenvolvimento pessoal e social. É um preparo para um futuro com mais oportunidades e por isso defendo que a robótica precisa estar presente nas escolas estaduais. Muitas escolas particulares já oferecem cursos de robótica e acredito que isso não pode ser um privilégio. É preciso levar essa possibilidade para cada vez mais escolas públicas, para que as crianças e jovens aumentem a empregabilidade e garantam mais oportunidades. Esse tem sido meu esforço junto às escolas no Vale do Paraíba. Se quiser saber mais sobre o projeto de ensino e times de robótica é só clicar aqui.  


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