As oportunidades de geração de emprego e renda na área de tecnologia não param de crescer e as linguagens de programação representam o setor que mais cresce deste mercado, por isso compreender sua distribuição e utilização nos ajuda a identificar melhores oportunidades de carreira e empreendedorismo para quem está buscando um novo emprego na área.
De acordo com uma das maiores plataformas de desenvolvedores do mundo, GitHub, em seu último relatório anual Octoverse de 2021, o uso de Javascript, SaaS e Blade aumentou em todo o Brasil, de acordo com o relatório. Também apontou que o Brasil possui uma das comunidades de programadores que mais cresce no mundo, com um crescimento anual de 40% no total de usuários.
No Brasil, as linguagens que mais crescem ano a ano, classificadas em ordem, foram: Javascript, Sass CSS, Blade, Linguagem de configuração HashiCorp, Elixir, Typescript, Kotlin, Go, Lua e Python. O crescimento do uso de Javascript e Sass CSS no Brasil foi similar à ascensão das linguagens globalmente, porém o crescimento da utilização da Blade e da linguagem Hashicorp foi mais direcionado para o Brasil.
Comparação dos rankings entre as cinco principais linguagens de programação mais utilizadas no mundo e no Brasil:
Brasil | Mundo |
Javascript | Javascript |
Sass CSS | Python |
Blade | Java |
HCL | Typescript |
Saiba mais sobre as 4 linguagens de programação mais utilizadas no Brasil:
#1 – Javascript
JavaScript continua como a linguagem mais popular do planeta nos últimos 7 anos. Esta linguagem de programação versátil é muito utilizada para aplicativos de inteligência artificial e as “machines learnings”. Pode ser considerada uma linguagem universal, multiplataforma e que possibilita um rápido desenvolvimento. Outro diferencial é seu loop interativo que facilita o desenvolvimento.
#2 – Sass CSS
Criada em 2006, esta linguagem tem crescido em popularidade por permitir um desenvolvimento mais simples e eficiente, mantendo a mesma lógica de programação do CSS, porém de maneira mais intuitiva e com possibilidade de reutilização de longos trechos de códigos. É considera uma extensão do CSS, e o “Sass” significa: Syntactically Awesome Style Sheets (SASS), em tradução livre “folhas de estilo com uma sintaxe incrível”.
#3 – Blade
Tornar complexidade em algo mais simples. Este é o principal objetivo desta que é a terceira linguagem mais popular no Brasil. Ela se tornou amplamente utilizada por possibilitar aumento de produtividade, velocidade de codificação e oferecer maior facilidade para leitura e entendimento do código. É uma base que prioriza o algoritmo, desta forma oferece um conjunto de sintaxe bem pequeno, porém muito eficaz, tornando a programação mais simples, rápida e dinâmica.
#4 – HashiCorp Configuration Language (HCL)
Especialmente utilizada para ferramentas de desenvolvimento, servidores e bancos de dados, a HashiCorp Configuration Language (HCL) é de configuração exclusiva, gerada para ser utilizada com ferramentas HashiCorp. Atualmente, a HCL cresceu muito e já é entendida como um kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas.
Em todas essas quatro linguagens de programação, existem inúmeras oportunidades de emprego abertas esperando profissionais qualificados. Se você pensa em entrar ou se desenvolver neste mercado, acesse www.novofuturo.online e comece seus estudos hoje mesmo, gratuitamente.
O que achou deste texto? Você já utilizava alguma dessas linguagens de programação?